Na quinta-feira (25), a Universidade Federal de Pelotas, através da Pró-Reitoria de Extensão de Cultura (PREC) e da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS), entregou para a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) o Portfólio de Projetos e Extensão: Conhecimento e Serviços para a Comunidade. A publicação apresenta os projetos que a PREC desenvolve com o apoio da FDMS e tem como objetivo ser uma ferramenta para aprimorar, qualificar e ampliar o modo de interação entre os projetos da Universidade e os gestores de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor.

A iniciativa da entrega visa ampliar a atuação da UFPel nos municípios da Zona Sul, promovendo o desenvolvimento regional. De acordo com o diretor presidente da FDMS, César Dalmolin Bergoli, o Portfólio apresenta algumas possibilidades de projetos que podem ser aproveitados pela Azonasul. “Temos muitas outras ações que não estão no portfólio, mas poderão ser realizadas nos municípios de acordo com a demanda de cada localidade”, disse.

De acordo com o secretário executivo da Azonasul, Henrique Feijó, a secretaria é uma facilitadora nestas questões. “Nós temos o interesse de servir bem os nossos municípios e oferecer essas oportunidades é muito importante, porque sabemos que os municípios têm muitas dificuldades. Este Portfólio será uma importante fonte para os gestores da Azonasul”, afirmou.

Além disso, outras iniciativas da Universidade foram apresentadas à Azonasul, como ações de Educação e Saúde e o projeto de criação do GeoParque que a PREC está apoiando. De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, o parque terá o foco no turismo, conservação, educação ambiental, pesquisa e desenvolvimento social. “O projeto está dividido em quatro blocos: paisagem, geossítio, patrimônio material e patrimônio imaterial. Já temos pelo menos duas ações em andamento com a Unipampa e UFSM na área de turismo e existem outras ações que estamos estruturando e a Azonasul seria uma parceira essencial para este projeto”, explicou.

Por fim, foi acertado um apoio da Azonasul para o levantamento das demandas dos municípios e a divulgação tendo em vista o processo seletivo das vagas remanescentes do PAVE que terá uma seleção específica para os municípios da região.

Estiveram presentes pela Azonasul o secretário executivo, Henrique Feijó, e a assessora Kariza Barros. Já pela UFPel, estiveram presentes a reitora Isabela Andrade, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, o diretor-presidente da FDMS, César Dalmolin Bergoli, a coordenadora de Diversidade e Inclusão, Airi Sacco, e a coordenadora de Extensão e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Oliveira Nogueira.

Acesse o Portfólio em: Portfolio-FDMS