O QUE É UMA FUNDAÇÃO?

Pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, regida pelo Código Civil e por estatuto. É instituída com a finalidade de apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) e das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), na gestão administrativa e financeira necessária à execução desses projetos através de convênios e contratos.

O QUE É UM PROJETO?

É um empreendimento único que possui início e fim determinados. Utiliza recursos e é conduzido pessoas visando atingir objetivos específicos pré-definidos. Um projeto termina quando os objetivos, para o qual foi criado, são atingidos. Todo produto ou serviço gerado por um projeto é diferente de outros produtos ou serviços.
A FDMS visa dar suporte ao desenvolvimento da inovação e da pesquisa científica e tecnológica, criando condições mais propícias para que a Universidade Federal de Pelotas estabeleça relações com o ambiente externo através de convênios e contratos. Possui uma estrutura capaz de apoiar a execução desses projetos desde a sua concepção até a finalização. Para tanto, dispõe de uma Assessoria Jurídica e de Tecnologia da Informação. Tem uma Gerência Administrativa e uma Financeira que coordenam as atividades do Escritório de Projetos, Departamento de Compras e Licitações, Departamento Financeiro, Contabilidade e Prestação de Contas. Também possui um departamento Pessoal que faz a gestão dos Recursos Humanos da própria Fundação e dos projetos.

FUNDAÇÃO DELFIM MENDES SILVEIRA – FDMS

A Fundação Delfim Mendes Silveira – FDMS foi constituída por particulares como uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos no dia 08 de novembro de 1999. É regida pelo Código Civil e por seu estatuto social que abrange os seguintes objetivos:

I – Prestar apoio na execução dos programas e atividades da UFPEL;
II – Promover a integração UFPel–Empresa–Estado;
III – Promover estudos, pesquisas e prestação de serviços para entidade públicas e privadas;
IV – Promover a articulação da UFPel com entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, visando à forma de colaboração, contratos ou convênios, para execução de programas;
V – Promover a prestação de serviços de ordem técnica, científica, cultural, de pesquisa e assistência.
VI – Cooperar com outras instituições da sociedade, inclusive IFES e ICTs, na área especifica de sua competência, em especial nos campos da ciência, pesquisa, cultura, tecnologia e inovação.

Para a consecução de suas finalidades a Fundação poderá:
– Captar recursos através da operação de bens e serviços dentro das atividades de apoio aos Projetos que executa em conjunto à UFPel, podendo, para tanto, abrir filiais e inscrições junto aos órgãos públicos e outras unidades em local diverso da sua sede, sempre mantendo a ausência de fins lucrativos de suas atividades;
– Captar recursos financeiros junto à iniciativa privada, a agências financiadoras oficiais e entidades congêneres, no Brasil e no exterior;
– Prestar serviços de consultoria, auditoria e assessoria para entes federados e suas entidades vinculadas, bem como para a iniciativa privada e entidades do terceiro setor;
– Realizar ações e atividades que visem captar recursos e desenvolver parcerias com empresas privadas e entidades da administração pública municipal, estadual e federal;
– Fornecer suporte técnico-científico e administrativo a instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, promovendo e realizando estudos, assessoria, consultoria, auditoria, gerenciamento e execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação;
– Promover a difusão e intercâmbio de informações, conhecimento e tecnologia e a cooperação técnica com organismos especializados no Brasil e exterior.

Portanto, a FDMS oferece uma estrutura capaz de apoiar a execução dos projetos desde a sua concepção até a finalização, disponibilizando o suporte necessário ao desenvolvimento de iniciativas que requerem que a Universidade Federal de Pelotas estabeleça relações com o ambiente externo através de convênios, contratos e acordos.

Missão

Promover soluções para viabilizar às iniciativas oriundas da comunidade acadêmica voltadas ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação.

Visão

Ser reconhecida pela qualidade das soluções propostas à comunidade acadêmica no desenvolvimento dos projetos.

Valores

Excelência, Integridade, Sustentabilidade, Inovação, Transformação, Criatividade, Comprometimento e Valorização das pessoas

REGISTRO E CREDENCIAMENTO MEC/MCT

O prazo dos credenciamentos vigentes de fundações de apoio para atuar perante Instituições Federais de Ensino e Pesquisa no âmbito da Lei nº 8.958/1994, foi prorrogado de 02 (dois) para 05 (cinco) anos, contados a partir da publicação da Portaria Conjunta nº 42, de 24 de julho de 2017.

Desta forma, o credenciamento da FDMS para apoiar a UFPel através da Portaria Conjunta nº 39, de 16 de junho de 2017, passou a vigorar até 29 de junho de 2022 com o novo prazo de cinco anos.

SISTEMA DE ATENDIMENTO E GESTÃO INTEGRADA – SAGI

O Sistema de Administração e Gestão Integrada – SAGI, é um software de gestão especializado que viabiliza o gerenciamento dos projetos de forma conjunta por todos os departamentos da Fundação.

Além disso, possibilita que os Coordenadores realizem a gestão online de seus projetos através do Portal do Coordenador, incluindo as requisições e acompanhando as movimentações.

Para facilitar e agilizar os processos de compra e contratações, conta com o Portal do Fornecedor, um local onde as organizações previamente cadastradas podem cadastrar as propostas e cotações, visualizar as ordens de fornecimento e de serviços e acompanhar a evolução de todos os processos de compras da instituição.

TRANSPARÊNCIA

O site da Fundação conta com um espaço que atende o Art. 4°-A da Lei 8.958/94, referente à Transparência dos projetos executados, além de outras informações pertinentes, tais como:

  • Relação de Projetos Anuais
  • Relatório Anual de Atividades
  • Demonstrativos Contábeis
  • Instrumentos Contratuais
  • Relatórios Semestrais
  • Prestação de Contas
  • Prestação de Contas anterior a 2018
  • Relação de Pagamentos
  • Pagamento Bolsistas

A utilização do Sistema de Administração e Gestão Integrada – SAGI, automatiza a alimentação do Portal da Transparência das Fundações.

Para consultar o projeto de interesse, basta clicar no menu escolhido e optar pelo projeto de interesse no campo “Selecione o Convênio ou Projeto”.

Após selecionar o projeto é necessário clicar no ícone “Consultar”, posteriormente, será possível ler as principais informações sobre o instrumento e baixar em pdf os documentos do projeto, tais como: Instrumento contratual, Plano de Trabalho, Ajustes, Aditivos, Prestação de Contas e Relatórios Semestrais do projeto.

A relação de pagamentos é disponibilizada de forma separada por projeto e por tipos de pagamentos, a saber: Pagamentos a Servidores da Instituição; Pagamentos a Pessoas Físicas; Pagamentos a Pessoas Jurídicas e Outros. Cabe destacar que as informações são visualizadas somente quando há pagamentos para o projeto que está sendo consultado.