O que é uma Fundação?
O que é um Projeto?
FUNDAÇÃO DELFIM MENDES SILVEIRA – FDMS
A Fundação Delfim Mendes Silveira – FDMS foi constituída por particulares como uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos no dia 08 de novembro de 1999. É regida pelo Código Civil e por seu estatuto social que abrange os seguintes objetivos:
I – Prestar apoio na execução dos programas e atividades da UFPEL;
II – Promover a integração UFPel–Empresa–Estado;
III – Promover estudos, pesquisas e prestação de serviços para entidade públicas e privadas;
IV – Promover a articulação da UFPel com entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, visando à forma de colaboração, contratos ou convênios, para execução de programas;
V – Promover a prestação de serviços de ordem técnica, científica, cultural, de pesquisa e assistência.
VI – Cooperar com outras instituições da sociedade, inclusive IFES e ICTs, na área especifica de sua competência, em especial nos campos da ciência, pesquisa, cultura, tecnologia e inovação.
Para a consecução de suas finalidades a Fundação poderá:
– Captar recursos através da operação de bens e serviços dentro das atividades de apoio aos Projetos que executa em conjunto à UFPel, podendo, para tanto, abrir filiais e inscrições junto aos órgãos públicos e outras unidades em local diverso da sua sede, sempre mantendo a ausência de fins lucrativos de suas atividades;
– Captar recursos financeiros junto à iniciativa privada, a agências financiadoras oficiais e entidades congêneres, no Brasil e no exterior;
– Prestar serviços de consultoria, auditoria e assessoria para entes federados e suas entidades vinculadas, bem como para a iniciativa privada e entidades do terceiro setor;
– Realizar ações e atividades que visem captar recursos e desenvolver parcerias com empresas privadas e entidades da administração pública municipal, estadual e federal;
– Fornecer suporte técnico-científico e administrativo a instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, promovendo e realizando estudos, assessoria, consultoria, auditoria, gerenciamento e execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação;
– Promover a difusão e intercâmbio de informações, conhecimento e tecnologia e a cooperação técnica com organismos especializados no Brasil e exterior.
Portanto, a FDMS oferece uma estrutura capaz de apoiar a execução dos projetos desde a sua concepção até a finalização, disponibilizando o suporte necessário ao desenvolvimento de iniciativas que requerem que a Universidade Federal de Pelotas estabeleça relações com o ambiente externo através de convênios, contratos e acordos.
Missão
Visão
Valores
Registro e Credenciamento MEC/MCT
No dia 2 de maio de 2022, foi publicada a Portaria Conjunta nº 57, de 29 de abril de 2022 , que recredencia a FDMS, pelo período de 5 (cinco) anos, para atuar como fundação de apoio à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conforme o Processo nº 23000.034301/2021-75. Tal Portaria entrou em vigor no dia de sua publicação.
SISTEMA DE ATENDIMENTO E GESTÃO INTEGRADA – SAGI
O Sistema de Administração e Gestão Integrada – SAGI, é um software de gestão especializado que viabiliza o gerenciamento dos projetos de forma conjunta por todos os departamentos da Fundação.
Além disso, possibilita que os Coordenadores realizem a gestão online de seus projetos através do Portal do Coordenador, incluindo as requisições e acompanhando as movimentações.
Para facilitar e agilizar os processos de compra e contratações, conta com o Portal do Fornecedor, um local onde as organizações previamente cadastradas podem cadastrar as propostas e cotações, visualizar as ordens de fornecimento e de serviços e acompanhar a evolução de todos os processos de compras da instituição.
TRANSPARÊNCIA
O site da Fundação conta com um espaço que atende o Art. 4°-A da Lei 8.958/94, referente à Transparência dos projetos executados, além de outras informações pertinentes, tais como:
- Relação de Projetos Anuais
- Relatório Anual de Atividades
- Demonstrativos Contábeis
- Instrumentos Contratuais
- Relatórios Semestrais
- Prestação de Contas
- Prestação de Contas anterior a 2018
- Relação de Pagamentos
- Pagamento Bolsistas
A utilização do Sistema de Administração e Gestão Integrada – SAGI, automatiza a alimentação do Portal da Transparência das Fundações.
Para consultar o projeto de interesse, basta clicar no menu escolhido e optar pelo projeto de interesse no campo “Selecione o Convênio ou Projeto”.
Após selecionar o projeto é necessário clicar no ícone “Consultar”, posteriormente, será possível ler as principais informações sobre o instrumento e baixar em pdf os documentos do projeto, tais como: Instrumento contratual, Plano de Trabalho, Ajustes, Aditivos, Prestação de Contas e Relatórios Semestrais do projeto.
A relação de pagamentos é disponibilizada de forma separada por projeto e por tipos de pagamentos, a saber: Pagamentos a Servidores da Instituição; Pagamentos a Pessoas Físicas; Pagamentos a Pessoas Jurídicas e Outros. Cabe destacar que as informações são visualizadas somente quando há pagamentos para o projeto que está sendo consultado.