Na data de hoje foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria n° 576- Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura/Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, autorizando projetos culturais a receberem doações e patrocínios à execução de relacionados a Lei nº 8.313/91, Decreto nº 10.755/2021. Essa portaria era a última etapa burocrática necessária para iniciar a execução do projeto “Revitalização da Escola de Belas Artes”, o qual a FDMS/UFPel foram contempladas em edital do BNDES.
O projeto citado, no valor de R$ 5.530.188,00, receberá recursos do BNDES, AMBEV e UFPel, e visa restaurar a Antiga Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pelotas/UFPel (EBA) de 1881, atualmente interditada por problemas estruturais. O projeto, além do benefício estrutural ao prédio, viabilizará o desenvolvimento de Artes Integradas através da música, cinema, artes visuais, cênicas e patrimônio cultural.


O prédio abrigará a Brinquedoteca e o Atelier Multiuso do “Projeto Arte na Escola” e a “Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social/Sala Eba Multiartes” da UFPEL, ambientando e equipando também uma Sala Multiconfiguracional (Espetáculos, Recitais, Cinema, Exposições e Eventos), Sala de Apoio Técnico (equipamentos de projeção, sonorização, iluminação e edição audiovisual), Sala de Gravura e Salas de Reunião, Coordenação e Apoio Administrativo e Hall. Prevê ainda estrutura para acessibilidade física, visual, auditiva e projeto realização de atividades com mais de 50 escolas, atendendo a 2000 pessoas como Contrapartida Social.

