APOIO EM TODAS FASES DO PROJETO

Apoio em todas as fases do projeto, desde o início até a prestação de contas.

GESTÃO ONLINE

Gestão administrativa e financeira através de um Sistema de Administração e Gestão Integrada – SAGI, que oferece praticidade ao Coordenador para acompanhar a execução do projeto facilitando as atividades do pesquisador.

EXECUÇÃO DE PROCESSOS

Processos nas áreas financeira, contábil, compras, importações, contratação de pessoal, assessoria jurídica, prestação de contas.

Fases do Projeto

INICIAÇÃO E PLANEJAMENTO

Abrange os procedimentos necessários à formalização do início do projeto por meio de contratos, convênios, acordos ou ajustes individualizados com objetos específicos e prazos determinados (art. 1º da Lei nº 8.958/94 e art. 8º do Dec. nº 7.423/10). O planejamento é composto no Plano de Trabalho, que é um documento que registra como a equipe do projeto irá executá-lo e objetiva orientar e gerenciar o trabalho do projeto. Contém os dados cadastrais, a descrição do projeto/objetivo, período de execução, o cronograma de execução com as metas/etapas, o plano de aplicação com a especificação da natureza da despesa, o cronograma de desembolso e equipe técnica.

EXECUÇÃO

A execução do projeto inclui os processos necessários para comprar/adquirir produtos e serviços inerentes à obtenção dos resultados do projeto. Todos processos de compra/contratação são realizados pela equipe de Compras e Licitações da Fundação.

MONITORAMENTO / CONTROLE

Visa garantir que os recursos estejam disponíveis conforme planejado, executando ações corretivas quando necessário (ajustes no Plano de Trabalho e aditivos). Inclui os processos para gerenciar os recursos para a conclusão bem-sucedida do projeto. O controle externo é realizado através da Seção de Acompanhamento e Controle/CCONC/UFPel e pode ser realizado pela comunidade consultado o site da Fundação, no espaço que atende o Art. 4º -A da Lei 8.958/94, referente à Transparência dos projetos executados.

ENCERRAMENTO

É o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos do projeto, encerrando-o formalmente através da Prestação de Contas. Na Prestação de Contas deverá ser demonstrado o cumprimento do objeto proposto inicialmente, bem como todas as despesas executadas. Após a conciliação bancária o saldo remanescente, incluindo os rendimentos de aplicação financeira, não utilizados no objeto pactuado serão devolvidos à Conta Única do Tesouro, mediante Guia de Recolhimento da União - GRU.